Notícia - 06/02/2020 - 15:00


Como avaliamos estes navegadores: Google Chrome X Mozilla Firefox.


Um navegador é um software que viabiliza inúmeras atividades que um usuário realiza na internet como exemplo: conversar com amigos, jogar, pesquisar informações, ler livros, ouvir músicas e assistir a filmes. Por um navegador possuir tantas funcionalidades, é importante você tomar alguns cuidados para conseguir aproveitar ao máximo assim como estar consciente dos prós e contras para estes dois diferentes navegadores


Quando avaliamos um navegador para escolher qual utilizar, alguns pontos chave precisam ser levados em conta. Abaixo apresentamos um comparativo entre os navegadores mais populares do momento: Mozilla Firefox e Google Chrome:


Mantenedor:

O Mozilla Firefox é um navegador de código aberto, isso pode parecer perigoso, mas na verdade, o torna muito seguro, pois qualquer um pode analisar, reportar e consertar falhas no código. tudo, é claro, sob a supervisão da Fundação Mozilla. 

O Chrome, por sua vez, é um navegador proprietário, ou seja, seu código é fechado e somente a Google audita e corrige suas falhas. Nesse caso temos que confiar no fabricante de que sua solução é segura.


Atualizações:

No quesito atualizações, o navegador da Google tem um ciclo menor entre as atualizações, entre 2 a 3 semanas, enquanto o Firefox não possui um período muito exato. A média é de uma atualização a cada 6 ou 10 semanas.


Funcionalidades de Segurança:

O Firefox possui proteção embutida contra phishing e malwares, além de bloquear sites considerados maliciosos com base numa lista mantida pela comunidade, além de proteção contra instalações automáticas de extensões (plugins). O Chrome não fica nada atrás, possuindo o maior score em testes de segurança, as mesmas medidas de segurança estão disponíveis no Chrome.

É fato que um navegador desfruta de mais robustez em se tratando de desempenho em um computador do que em um celular. 

No computador, o navegador conta com outros softwares rodando em paralelo, outros protocolos de segurança, como antivírus que em conjunto, conferem uma camada extra de proteção ao usuário e aos seus dados. Portanto, um usuário que desfruta igualmente de acesso a uma navegação desktop e ou mobile, pode optar pelo desktop para desfrutar de mais confiabilidade na entrega de seus dados e informações de sua jornada de navegação. 


Privacidade:

Quando o quesito privacidade é levado em conta, o navegador da Mozilla leva bastante vantagem, por possuir uma enorme gama de funcionalidades para proteção de privacidade, como bloqueadores de conteúdo e filtro de privacidade, o mais importante, porém, é ser de código aberto o que garante que o mantenedor não inseriu nada que viole sua privacidade. Nesse quesito fica difícil para o Chrome, pois a Google fecha seu código e as mega corporações de tecnologia desfrutam de uma má reputação no que se refere a política de privacidade.


Conclusão:

Ao apresentar esse comparativo queremos dar a você mais visibilidade para tomar sua decisão por qual usar baseado naquilo que mais esteja alinhado ao seu perfil de segurança e privacidade. Um navegador ideal realmente não existe. Mas no balanceamento entre prós e contras, você consegue perceber aquilo que mais influencia na sua decisão: inovação tecnológica, desempenho, abertura de feedback da comunidade, filtros para segurar publicidade exagerada, conteúdos impróprios, segurança de dados.

 

Se você tem o desejo de proporcionar uma experiência incrível para seus clientes, fale conosco:

Como podemos ajudar?

    Agradecemos a sua mensagem. Entraremos em contato em breve!

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS