Notícia - 17/11/2020 - 14:56


O Criativo além da Criação

O Marketing Digital está associado diretamente à tecnologia da informação e à internet. Esse campo de atuação emergiu trazendo novas exigências quanto às competências esperadas dos profissionais que migraram para essa área.


No dia a dia de uma agência de tecnologia, percebemos uma fusão entre aqueles profissionais por detrás dos códigos e a área comumente chamada de "criação" ou "criativa", denominação anteriormente mais ligada aos colaboradores que conferem a parte visual das campanhas, das demandas de layout, do design, grafismos, ilustrações, etc.


Tanto o desenvolvimento de aplicações web based quanto as produções de conteúdos visuais ou textuais para web eram vistos como áreas complementares, mas um casamento entre elas foi arranjado! Atualmente, os profissionais de ambas as áreas adquiriram a reputação de também se entenderem, e se venderem, como "criativos". A seguir,  mais detalhes sobre o tema. 


Atendimento de projetos de aplicações web based


Os profissionais de atendimento de uma agência de desenvolvimento tecnológico já atuam como consultores de negócios online. Não somente por serem capazes de gerenciar e entender a complexidade dos projetos, mas por estabelecerem comunicação aberta e transparente, capaz de minimizar ruídos e melhorar a produtividade da sua equipe.

O dinamismo presente na rotina desse profissional coloca-o em situações corriqueiras que vão desde administrar as tensões decorrentes do cumprimento de prazos, passando pela garantia de qualidade, chegando até custos. Em paralelo, cabe-lhe monitorar o cronograma e, ainda, tratar de balancear a expectativa do cliente dentro das habilidades da equipe, além de gerenciar o conflito de interesses entre as partes.


Portanto, "criatividade" hoje não é apenas inventar uma solução e "tirar um coelho da cartola". A criatividade vem de o indivíduo saber utilizar elementos que já domina, do seu repertório técnico, aplicando-os de formas inovadoras para diferentes realidades. Com a amplitude de inovações sendo lançadas no mercado (Realidade Aumentada, Realidade Virtual, IA e outras inovações), vence quem sabe tirar o melhor delas para incluir em uma proposta que gere valor à marca do cliente.


A criatividade está em olhar tudo o que já foi feito, analisar o que deu certo ou não, e conseguir replicar de uma forma peculiar capaz de atender a  outra necessidade específica. Apesar de o público final variar muito, as necessidades e objetivos não costumam diversificar tanto assim, logo, é necessário haver: engajamento com o público final, construir relacionamento, digitalizar e automatizar processos internos.


Profissional de Desenvolvimento tecnológico


Uma vez que a liderança da empresa decidiu quais tecnologias adotar, podemos deduzir que recai na figura do desenvolvedor a missão de unir tudo aquilo apresentado como desejável e requerimentos funcionais de um projeto.

Cabe aos desenvolvedores se atualizar em relação às ferramentas e trabalhar de perto com a equipe de design para, juntos, criarem a melhor experiência por meio das boas práticas de UX. São esses profissionais que precisam identificar as soluções certas, plug-ins, frameworks e APIs, para otimizar a performance e os pontos-chave do projeto, como o melhor fluxo para um e-commerce conduzir seu usuário ao check out.


A responsabilidade de testar inteiramente o projeto pensando como cliente-usuário requer criatividade na forma de considerar os mais diversos cenários de testes, dimensionamento e volumetria de infraestrutura. Se lançarmos o olhar especificamente para aplicações contendo tecnologias como Realidade Aumentada e Realidade Virtual, que estão aparecendo por toda parte, constataremos que caberá aos programadores e animadores 3D elevar a qualificação de um projeto. Uma entrega primorosa se dará pela habilidade e discernimento em realizar a parte criativa e artística, atrelada à construção técnica das aplicações.


Assim, um “material” superior é atingido quando “o conjunto da obra” obteve, nos componentes de sua elaboração, nada menos do que o mais adequado em todas as esferas da criação a implementação. Seguir com assertividade em tudo isso é, sem dúvida, um desafio.


Tenha em mente:


1 – que cada job é único e irá deixar um legado. Desde o aperfeiçoamento com o ferramental (software, processo), que é, em si, um prêmio pelo esforço percorrido, adicionado ao mergulho investigativo, até o despertar criativo e o refinamento aplicado para qualificar a entrega;


2- a preocupação constante em melhorar o seu padrão, algo como abandonar a ideia de “manter uma assinatura”, e, sim, entregar o surpreendente, sempre; 

3 – que é preciso tratar com muita distinção a parte de desenvolvimento de software X criação dos conteúdos.


O cliente quer resultado, e é nossa tarefa, como parceiros, mostrar soluções novas para o seu contexto e que sejam capazes de atender a sua necessidade.


Se você tem o desejo de proporcionar uma experiência incrível para seus clientes, fale conosco:

Como podemos ajudar?

    Agradecemos a sua mensagem. Entraremos em contato em breve!

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS