Notícia - 20/01/2020 - 15:40


A Beleza do Marketing

Beleza. Uma qualidade geralmente atribuída a percepção estética de algo já pronto para ser visto, consumido, experienciado. Beleza como adjetivo, cai bem a tudo aquilo que agrada, atrai, deslumbra e encanta por suas qualidades. Quando o objeto é uma solução tecnológica para marketing digital, nós da Webeleven entendemos por beleza de um projeto tem sua origem na criatividade que pauta o desenvolvimento, e também no nível de satisfação por sua usabilidade. Somados, eles conferem encantamento ao cliente-usuário.

 

A beleza do marketing começa com uma estratégia bem planejada para gerar valor e um significado legítimo a existência de um determinado modelo de negócio (posicionamento). A razão de ser, a missão, a visão de uma empresa ganha com o marketing suas formas visuais, o tom correto das mensagens e ainda, a condição de nortear a evolução do produto ou serviço decorrente de uma percepção inicial e do feedback de seu público-alvo. 

 

Um briefing de um projeto de uma nova plataforma online por exemplo, deve trazer uma resposta eficaz a uma necessidade de um público-usuário, gerando a ele comodidade e conveniência no dia a dia. Ou ainda, em outras finalidades, gerar um momento de encantamento sensorial que agregue valor e produza um registro de memória significativo. 

 

A beleza do marketing recai em endereçar as mensagens no momento adequado sob um esforço de comunicação, para o público alvo definido e sempre, condizente a estratégia. Entender o encadeamento das etapas da jornada do cliente, se tornou uma ciência em constante evolução. 

 

O marketing digital chegou rompendo o formato tradicional: comunicação, produto e venda. A conectividade ampliou o alcance, deu mais protagonismo ao cliente. Este,  pode dar sua opinião interagindo diretamente com a Marca, em canais ainda mais dinâmicos de contato, e envolver sua rede de amigos em poucos segundos. 

 

Uma das estratégias usadas é o Marketing de Conteúdo, por ele as empresas se promovem através de blogs, podcasts, newsletters, e-mail, etc. Elas geram conteúdo de relevância na internet para obter autoridade e assim os consumidores são atraídos e mantidos através dos assuntos que lhe interessam, assuntos  inseridos no touchpoints das empresas.

 

A beleza do marketing se apresenta em uma execução primorosa, na qual design é um elemento digno de consideração para atribuir encanto, afinidade e funcionalidade. Usuários buscam essas qualidades, sem isso, eles não serão atraídos e não se sentirão à vontade nesse ambiente digital. É muito importante plataformas obedecerem uma identidade visual, ou seja, um conjunto de elementos como formas, cores e tipos de letras que passam o posicionamento do seu negócio. 

 

Um website, por exemplo,  deve ter um design clean e de fácil compreensão para o usuário  ter uma experiência fluida, isso quer dizer quando o site for aberto pelo usuário as informações principais devem já estar presentes na tela sem precisar rolar a barra de scroll. Decisões que o responsável pela hierarquia da informação sabe resolver com maestria em cima da estratégia da plataforma. 

 

A beleza do marketing se consolida na mensuração dos resultados, e conseguir a partir deles extrair novos insights e conseguir identificar erros e acertos e aperfeiçoar o processo.  Uma das mágicas do marketing digital, que apoia as ações e decisões das empresas, é a fácil obtenção de dados de uso e navegação. É muito provável que na história de ações de marketing offline não era tão fácil medir a efetividade quanto hoje seja. Atualmente as empresas com esses dados conseguem calibrar melhor seu investimento e exposição para atrair e conquistar clientes que realmente trarão algum retorno para elas. 

 

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é uma técnica muito utilizada nessa forma de marketing; nela a empresa otimiza seus sites e blogs usando técnicas para melhorar seu rankeamento no Google por exemplo. Ela é muito importante pois 90% das pessoas só clicam em resultados que estão na primeira página da plataforma de pesquisa. A  distância entre empresas e o consumidor foi literalmente diminuída e democratizada pois atualmente até mesmo uma pequena instituição com uma boa estratégia de marketing consegue atrair clientes do outro lado do mundo.

 

Você acompanhou até aqui as várias facetas do marketing. Em especial, aquelas que pertencem ao ambiente digital. Nelas a ciência e as boas práticas conferem entusiasmo a quem executa e satisfação a quem usufrui. É certo que nem tudo sai de primeira de forma impecável e redonda, mas mais acertos virão com a dedicação, com o aperfeiçoamento constante de fazer bem-feito, e de se tomar vantagem de novos insights, a beleza mais notável do marketing aparecerá: superar expectativas. 



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