Notícia - 16/07/2020 - 17:44


Uma visão geral sobre Marketplaces

Você idealizou e desenvolveu um produto. 

Você possui meios de negociar preços mais competitivos, produtos de algum  fabricante. 

Você possui um gargalo na sua atual operação de vendas presencial. 

Pensando em cenários como estes acima, fomos atrás de montar, em forma de artigo, uma apresentação sobre qual seria um caminho para dar vazão ao seu desejo de empreender em maior escala através de vendas

Uma alternativa para quem ainda não possua recursos financeiros para levantar um plataforma customizada é aderir a algum MarketPlace. 

Marketplace online é uma plataforma colaborativa, também denominada shopping virtual, onde um conjunto de empresas ofertam produtos e serviços em um mesmo endereço oferecido por empresas especializadas no desenvolvimento e na manutenção de uma estrutura completa para a criação de um site para vendas.


O processo, geralmente, fica sob responsabilidade do organizador, que disponibiliza aos usuários uma estrutura digital contendo entre outras funcionalidades:  formas de pagamentos seguras e cálculos de frete integrados. 


Esta categoria de plataforma é uma excelente alternativa para empresas sem experiência mercadológica online, em início de jornada através do  e-commerce e não podem realizar grande investimento financeiro com divulgação, segurança de site, diversidade de formas de pagamento, dentre outros.


Por exemplo, se você tem uma loja pequena, não muito conhecida, estar em um marketplace renomado, favorece muito que seus produtos ganhem mais visibilidade e sejam facilmente encontrados com um custo bem menor em relação ao processo de possuir um site próprio. Isso porque a plataforma tem a responsabilidade de atrair tráfego virtual, fazendo inúmeras campanhas de marketing e sua loja pode se aproveitar desse público.


Mas como tudo nesse mundo, fique atento também às desvantagens.  Por ser um canal formado pela junção de empresas diversas, isto abre a possibilidade para que uma ou várias delas comprometam a imagem global da plataforma, seja descumprindo compromissos assumidos com os compradores, como prazo de entrega e qualidade dos produtos, ou até por conduta antiética. Porém,  contrapartida, suas vantagens são diversas; ela permite usufruir do sistema de pagamento integrado, oferece aos clientes fretes com condições diferenciadas, devido ao poder de barganha que a plataforma exerce sobre os parceiros especialistas em logística,  atrai alto fluxo de visitantes em razão da sua diversidade de produtos, permite usufruir da estrutura tecnológica que engloba usabilidade, segurança e formas de pagamento diversas (COMSCHOOL, 2016).


Depois dessas informações gerais, vamos apresentar as opções mais conhecidas, elas são diversas, mas as mais populares são: Mercado Livre, B2W (grupo que reúne as gigantes: Lojas Americanas, Submarino e Shoptime), Magazine Luiza, Amazon, Netshoes, Walmart, OLX, Enjoei, Marketplace do Facebook, do Carrefour e da B2W. 


Mas e na hora de escolher?  O que considerar em uma plataforma? Comece conferindo suas funcionalidades; ao escolher uma plataforma de marketplace, você precisa pensar, em primeiro lugar, na experiência que os lojistas e compradores terão ao utilizá-la. É fundamental que ela ofereça uma navegação fácil e intuitiva, que seja simples de usar. Afinal, de nada adianta oferecer bons produtos ou serviços se o cliente desiste da compra porque não consegue navegar pelo site. Meio de pagamento; para facilitar esse trabalho, é importante que a sua plataforma de marketplace possa ser integrada a um split de pagamento, uma ferramenta que permite a divisão automática dos pagamentos entre o site e todos os seus vendedores.


Avalie o atendimento e suporte oferecidos; vendendo em uma plataforma, você não só tem a chance de vincular sua marca a uma loja muito mais conhecida, como também ter toda a divulgação feita por ele. Ou seja, não se preocupa com a operação financeira. Se você pretende vender exclusivamente em marketplaces, não precisa buscar ou desenvolver do zero uma solução de pagamentos online, pois quando conta com uma infraestrutura completa, que possua uma API robusta, pode focar no que realmente importa, que é lucrar mais. 


Pense no crescimento do seu marketplace; busque aquele que é flexível em relação à negociação de taxas, isto é, que oferece condições a médio e longo prazos, sem exagerar na cobrança quando seu marketplace começar a crescer tanto no número de vendedores quanto no volume de visitas. Fique atento a mensuração de dados; escolha a plataforma onde é mais fácil ter acesso a  dados como o número de visitantes, os índices de abandono de carrinho, chargeback, fraudes e outros fatores de trackeamento são essenciais. Afinal, ter uma visão sobre eles vai ajudar você a entender como anda a performance do seu marketplace dentro do mercado.


Montar um shopping virtual e fazer com que ele tenha  performance é um desafio. E boas decisões é o principal passo para que ele cresça e obtenha bons resultados. Nesse sentido, como você viu, avaliar as plataformas e escolher a mais adequada para o seu negócio é importantíssimo !


*Texto construído a partir de conteúdos originais dos sites: oberlo, sebrae, canaltech e wirecard.



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