Notícia - 21/07/2020 - 13:53


Certificado digital SSL - Segurança em primeiro lugar

O certificado digital pode parecer apenas um enfeite caro para sua página, mas ele é muito mais do que isso. Além de proporcionar uma garantia de que os dados do usuário não serão interceptados, ele também legitima o negócio, confirmando que o proprietário da página é realmente quem ele diz ser.

O custo de um certificado digital está, na realidade, mais ligado a comprovar a titularidade da página do que propriamente com o esforço operacional envolvido. Explico: Certificados digitais muito baratos, de certa forma, torna o site menos confiável, pois qualquer um pode comprá-lo sem muita dificuldade, enquanto certificados EV, aqueles da "barrinha verde", bem mais caros, comprovam por diversos meios a propriedade da página.

Independentemente do nível de investigação envolvido na emissão do certificado, todos propiciam um outro benefício: A criptografia da conexão entre o servidor e os clientes. Existem diversos tipos de criptografia, mas a mais utilizada nos certificados SSL é RSA de 128 ou 256 bits. Quanto mais bits, mais difícil é desvendar a comunicação. Tenha em mente que existem diversos outros parâmetros técnicos na qualidade do certificado.

Dependendo do projeto o custo de um certificado bom pode ser proibitivo. Diminuindo a qualidade da validação é possível obter certificados que pelo menos garantam a criptografia da conexão; Na realidade há uma opção gratuita que vem se popularizando: O Let's Encrypt (https://letsencrypt.org/pt-br/).

Se o "Let's Encrypt" já servir para o seu propósito, você pode facilmente instalá-lo em diversos tipos de servidores por meio da ferramenta Certibot (https://certbot.eff.org/).

Ao comprar um certificado não esqueça de levar em conta a quantidade de domínios a serem protegidos. A maioria dos certificados vendidos suportam o domínio raiz (exemplo.com.br) e seu "www" (www.exemplo.com.br), mas caso você precise assegurar vários domínios existem certificados multidomínio (exemplo1.com.br e exemplo2.com.br) ou mesmo para todos os subdomínios (*.exemplo.com.br).

Se você ou sua empresa, necessitam de mais apoio para este tema, não hesite em entrar em contato conosco. Será um prazer ajudar.


Se você tem o desejo de proporcionar uma experiência incrível para seus clientes, fale conosco:

Como podemos ajudar?

    Agradecemos a sua mensagem. Entraremos em contato em breve!

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS