Notícia - 14/07/2020 - 18:21


Princípios de UX design

Ao observarmos uma criação visual, geralmente podemos dizer imediatamente se ela é atraente ou tem "algo errado". Portanto vale a pena procurarmos entender um pouco mais os princípios do design visual.  Pois eles além de tornarem uma produção mais "bonita", servem também para: aumentar a experiência de usabilidade, provocar emoção  e fortalecer a percepção da Marca.


Os princípios de escala, hierarquia visual, equilíbrio, contraste nos informam como elementos de design: linha, forma, cor, grade ou espaço, se unem para criar visuais detalhados e bem pensados. Seguir esses princípios de design visual geralmente resulta em layouts fáceis de usar. Por exemplo, a proporção áurea, que é freqüentemente usada para criar belas obras de arte, também foi usada na composição para criar uma relação visualmente agradável entre o tamanho da fonte, a altura da linha e a largura da linha. Seguindo estes princípios, designers conseguem criar telas com uma boa aparência e assim, provocar nos usuários uma sensação de bem-estar além de favorecer o êxito de se cumprir tarefas em interfaces e ainda, reforça positivamente a Marca.


Para crescermos na ciência do design, um bom começo é dominarmos esses princípios. Um destes mais importantes é a escala. Um visual agradável geralmente não usa mais que 3 tamanhos diferentes. Desta forma, atribui-se ao elemento primordial o maior dos tamanhos e os elementos certos são enfatizados.



A hierarquia visual é um outro princípio que devemos ter atenção, ela controla a entrega da experiência, sua facilidade e fluidez, criando um caminho visual para os olhos proporcionando melhor entendimento dos elementos, suas funções e importância.

Logo em seguida temos o balanceamento, ele se refere a um arranjo satisfatório na proporção de elementos de design. O equilíbrio ocorre quando há uma quantidade igualmente distribuída (mas não necessariamente simétrica) de sinal visual em ambos os lados de um eixo imaginário passando pelo meio da tela.



E por último, mas nem por isso menos importante, temos o princípio de contraste, onde há a justaposição de elementos visualmente diferentes para transmitir o fato de que esses elementos são diferentes (exemplo: pertencem a categorias diferentes, têm funções diferentes, se comportam de maneira diferente).

UX Design é uma área que migrou para um posição de destaque e atenção em todo o meio business. Por meio desta área, ao mesmo tempo que pode fazer o cliente se encantar, pode causar a perda pelo interesse em interagir com sua Marca ou produto. Por isso, esses princípios se tornam de extrema notoriedade para o seu negócio ou sua carreira no mercado do design.    


Se você tem o desejo de proporcionar uma experiência incrível para seus clientes, fale conosco:

Como podemos ajudar?

    Agradecemos a sua mensagem. Entraremos em contato em breve!

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS