Notícia

Ambiente médico, ambiente empresarial - novas aplicações práticas da realidade virtual e realidade aumentada.

Cada vez mais empresas de todos os setores se deparam com a necessidade crescente por transformação em seu modo de operar, se comunicar e se relacionar com Clientes, trata-se de um "Levante por Inovação". Para tanto tecnologias tais como realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista, estão cada dia mais pipocando ao nosso redor. Mas como usá-la na minha empresa ou no meu dia a dia? Primeiramente, permita-me apresentar como isso vem sendo elaborado nas universidades mais especificamente no departamento Human Centered Computing na universidade de Clemson onde atualmente, componho o corpo docente. Nosso foco incide em pesquisas nas quais máquinas passam a ser utilizadas como recursos para auxiliar na melhoria de qualidade de vida e preservação humana. Uma das pesquisas que estou participando busca utilizar elementos computacionais para diminuir a dor que ocorre ao longo dos tratamento de jovens com câncer, pesquisa está atualmente conduzida pelo Dr. Larry Hodges e Dr. Tracy Fasolino.


Existem duas abordagens que até hoje são reconhecidas na literatura acadêmica sobre isto. A primeira se revela em se criar ambientes com a finalidade de distrair o paciente. Outra abordagem, desenvolvida já com vantagem pela Dr. Diane Gromala conduz um o paciente a um ambiente de meditação, proporcionando através deste uma cenário de relaxamento, com o propósito de  reduzir dores. Ainda outra abordagem bastante explorada pelo Dr. Hunter Hoffman refere-se a distração, usando elementos em realidade virtual para distrair o paciente durante o tratamento que pode provocar dores extremas. Os resultados encontrados revelam-se altamente animadores - pacientes que foram submetidos ao uso da realidade virtual reportam menos dor e utilizam menos medicação comparado a pacientes que não utilizaram.


Essa é apenas uma curiosidade de como a realidade virtual pode ser uma ferramenta importante para sociedade atual.


MAS COMO A REALIDADE VIRTUAL, REALIDADE AUMENTADA PODEM AJUDAR EM MEUS NEGÓCIOS?


A. Uma das primeiras oportunidades sem dúvida é para propósitos de treinamentos de processos e simulações:

Através da a realidade virtual podemos criar cenários imersivos demonstrando uma situação da vida real, dando total foco aquilo que deve ser treinado, sem as comuns distrações externas ou outros competidores de atenção. Além de ser extraordinariamente mais atrativo para o usuário, tornando mais agradável e dando um caráter de entretenimento diferente por exemplo da leitura de um manual técnico. Podemos também pegar processos complexos e simplificar em etapas, fazendo com que o usuário possa testar várias vezes a mesma etapa antes de passar para uma próxima, por exemplo, uma linha de produção. Há ainda que se ressaltar a respeito da capacidade de retenção da informação, esta, tende a ser bem maior durante esses treinamentos, além de ativar múltiplos elementos como áudio, interação com o ambiente, aspectos físicos e dimensionais de um ambiente real.


B. Apresentação de novos produtos ou produtos existentes mas que dificilmente são de fácil demonstração:

Você precisa fazer uma demonstração de um novo produto e ambiente, mas ainda não conta com  esse produto. A realidade virtual pode ajudar a demonstrar esse futuro produto de uma forma prática. Exemplos: Precisa demonstrar uma linha de Aviões em uma feira, mas o espaço que tem para isso é extremamente reduzido. Com a realidade virtual você pode fazer uma demonstração imersiva da sua linha completa de produtos e até mesmo demonstrar produtos que ainda não existem e estão completamente prontos. Cada vez mais o 3D foto realista vem conseguindo resultados impressionantes, mascarando cada dia mais para o usuário diferenciar objetos reais de objetos 3D.


C. Você pode pegar elementos reais e criar interações com hologramas ou elementos virtuais com a realidade aumentada:

A realidade aumentada tornou-se algo corriqueiro no nosso dia a dia com aplicativos aparecendo a cada momento, mas algo que vem aparecendo como protagonista com bastante força são os óculos de realidade aumentada e realidade mista como por exemplo, o Hololens da Microsoft.


Hololens Microsoft Mixed Reality

Hololens Microsoft Mixed Reality


Exemplo de aplicação Microsoft 

Aqui então, abre-se um novo mundo de possibilidades. Integração entre o real e o digital, algo que o Google glass tentou, no entanto, sem sucesso, pois seu hardware era muito simples e desfavorável. Agora, imagine você ir a um museu, fixar seu olhar para um quadro e de repente você começa a ver como a tela foi pintada minuto a minuto. Ou de você poder realizar um tour em uma fábrica e poder clicar em alguns elementos e receber uma explicação do que aquilo serve,  isto tudo, bem à sua frente. E ainda, participar de um game em tempo real na sua casa com os seus objetos cotidianos e elementos virtuais.


Conforme você conferiu, as possibilidades de aplicação são infinitas, eu mesmo acredito que nem as pesquisas acadêmicas nem as empresas e profissionais de marketing estão preparados para as mudanças que iremos  enfrentar nestes próximos anos. O advento da internet provocou uma grande disruptura na forma de se comunicar e interagir com o mundo real, por quê não imaginar o quanto estas novas tecnologias possam representar uma disruptura ainda maior.


Cada dia participando de eventos e na rotina da universidade me deparo com algo novo: uma nova aplicação, um novo jeito de apresentar e representar algo. Essa velocidade tende aumentar, indefinidamente.


Escrito por: Albert Florencio da Costa

Doutor em Tecnologia e Design Digital, pesquisador no Human Centered Computing Lab da Universidade de Clemson, SC -  EUA e sócio proprietário das Empresas Webeleven, ABDUCT e Netsun com operações no Brasil e no EUA.

Se sua empresa quer inovar em Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Entre em contato conosco para conversarmos mais sobre quais inovações tecnológicas podem transformar o seu negócio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS