Notícia - 27/03/2019 - 12:20


Marketing de Imersão: experimentando o potencial da Realidade Aumentada

Cabe ao Marketing proporcionar uma ação assertiva para seu público. Afinal, suas ferramentas conferem condições para isso. Há pesquisas de diversos métodos e finalidades, feedbacks no SAC, benchmarking,  isso tudo possibilitando gerar um plano robusto de comunicação, mídia, criação.

 

Há também o legado já consolidado junto ao Cliente: reputação, registros de boas experiências, credibilidade, força da Marca, etc. E ainda todo o campo aberto para a  inovação e um arsenal de competências técnicas que se unem a uma habilidade quase sensorial em se pressentir a aceitação positiva do público-alvo.

 

Porém tão somente acertar a medida, pode não ser a linha final. Sim, pode acontecer de se exceder as expectativas, as mais otimistas projeções e chegar a uma conclusão que a ação obteve aquilo que vamos chamar neste texto de: “Encantamento do Usuário”.

 

Preferimos acreditar que este fenômeno não esteja, e nem deveria estar, no centro de qualquer briefing. Igualmente, não venha a estar no foco de criadores, diretores de arte,  desenvolvedores e a grande gama de profissionais encarregados de colocar no projeto a mais aprimorada experiência de uso. Atenção: experiência de uso e encantamento do usuário não são sinônimos, eles não estão numa mesma base de equivalência.

 

No entanto, ao se coletar feedbacks tais como:

“Muito top e  cativante ficar olhando, você fica hipnotizado.” ,

“Eu adorei a ideia...muito mágico para o Natal...Parabéns aos idealizadores… Não consigo parar de ver e mostrar para amigos e parentes....Show!!!”

“Estou encantada com esse app...ele mostra uma história linda e emocionante.. adorei”

“Passando mal de fofura com esse app!”

“Muito bom, minhas filhas amaram estão de parabéns”, tanto a equipe criadora quanto Cliente percebem o quanto a satisfação do público-alvo, usuário-cliente, saiu do terreno do “bem-atendido e foi para o “terreno do encanto” no qual as emoções emergem em relatos contidos de uma carga acentuada de amabilidade, nostalgia, gratidão e felicidade.

 

Tudo apresentado até aqui surgiu exatamente de um caso real -  um APP entregue para a COCA-COLA produzido pela Abduct Studios em parceria com a Webeleven, contendo uma Experiência de Realidade Aumentada que evocou sentimentos, relatos como estes incluídos acima. A Marca estava buscando algo significativo e relevante para o período de festas Natalina e acabou viabilizando um momento único.  Em 1 (um) mês deixou um rastro extraordinário de milhões de downloads do APP, visualizações nos vídeos correlatos e milhares de comentários em redes sociais inclusive nas próprias lojas - Apple Store e Play Store.

 

O resultado positivo desse case foi ainda maior que o esperado pela marca como me contou Gabriel Menezes, Gerente de Marketing Coca-Cola Brasil:  

“...esperávamos uma resposta positiva dos usuários, nossos consumidores, porém percebemos que tocamos em memórias e registros emotivos que extravasaram consideravelmente as mais otimistas projeções de feedbacks”.

Retomando o entendimento de não focar em tal êxito, e que este se recebe. Aplicações contendo tecnologias como Realidade Aumentada e Realidade Virtual estão aparecendo por toda parte,  entretanto o que eleva a qualificação de um projeto, de uma entrega primorosa é a habilidade, o discernimento  em se realizar a parte criativa e artística destes aplicações.. Um “material” superior é atingido quando o conjunto da obra obteve nos componentes de sua elaboração, nada menos do que o melhor em todas as esferas da criação a implementação. Seguir com assertividade em tudo isso é difícil, sem dúvida.

Vale aqui portanto, dividir algumas considerações com vocês prezados leitores:

 

1 - Cada job é um job, o legado aperfeiçoado na prática com o ferramental (software, processo)  é sem dúvida um benefício do esforço percorrido, mas o mergulho investigativo, criativo e refinamento é único para cada job.

2- Preocupação constante em melhorar o seu padrão, algo como não querer “manter uma assinatura” e sim entregar inovação, entregar o surpreendente, sempre.

3 - Tratar com muita distinção a parte de desenvolvimento de software X criação dos conteúdos.

 

São otimistas e até generosas as estimativas do tamanho de mercado do chamado "Marketing de Imersão, termo que engloba as tecnologias de realidade estendida, que por sua vez, incluem as seguintes tecnologias: realidade aumentada, virtual, combinada, vídeo 360°.  

 

O marketing de imersão pode ser caracterizado por oferecer outros tipos de interação além da visão, audição ou tato, permitindo maiores sensações através de simuladores.  Permitindo que o usuário migre de uma posição de mero espectador e se torne protagonista, provando da tecnologia com mais estímulo ao sensorial o que evocará mais emoção na experiência vivenciada.

 

Ainda sobre o mercado do marketing da imersão, com projeções de movimentar mais de US$ 13 bilhões em 2019, sobre US$ 5,5 bilhões este ano uma cadeia de valor que inclui design, simulação e prototipagem, capacitação dos colaboradores, design de espaços em 3D, operações e serviços, aprendizado e desenvolvimento, insights e tomada de decisões, espaços digitais, entre outras disciplinas e competências correlatas.

 

A realidade é que a tecnologia está pronta para ser explorada. E o ideal é reconhecer uma agência duplamente Parceira, da concepção/criação visual até a colocação em produção das soluções digitais.  Que desenrole os impeditivos e desenvolva com maestria aplicações, web, mobile,RA ,RV com possibilidades de se criar um novo mundo de possibilidades, encurtando a distância do contato físico através da interface digital e passar a vivenciar experiências inovadoras antes não inimagináveis. É por isso que temos entregado projetos de sucesso, algo realizável devido a união das competências da Abduct Studios com a Webeleven.

 

O Gerente de Marketing da Coca-Cola Brasil, Gabriel Menezes, também me revelou que a escolha do parceiro certo para criar e divulgar uma campanha foi algo essencial para o sucesso deste case:

“... o desafio de proporcionar algo novo que encante os nossos consumidores e mantenha a herança de registros positivos com a marca, é motivo de muito cuidado na escolha de um fornecedor parceiro que agregue no briefing e realize uma entrega fundamentada nas melhores práticas de uma ciência ainda com tanto a explorar”.  

Uma agência que ofereça ideias bem fundamentadas, juntamente com uma atitude de comprometimento e atenção para apoiar na interpretação eficiente de um briefing e atender Clientes exigentes, mesmo que ainda inexperientes neste processo de desenvolvimento tecnológico. No fim, o que mais vale acaba sendo o desejo em se proporcionar uma experiência imersiva de puro encantamento.

 



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